segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vereadores prestigiam noite de São João no Forró Caju

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), e os vereadores Magal da Pastoral (PT) e Danilo Segundo (PSB) prestigiaram a noite de São João no Forró Caju ao som da banda Zé Tramela e dos cantores Genival Lacerda e Gilberto Gil. Embalados por muito forró no camarote da CMA, os parlamentares destacaram o grande sucesso do arraial da capital sergipana.


“É uma festa histórica do povo de Aracaju que começou em 1993 e a cada ano se consolida como a maior e melhor festa junina do Nordeste. De lá pra cá só tem melhorado. O Forró Caju é um momento de manifestação da nossa cultura e também de expressiva movimentação econômica. É com certeza a maior festa democrática de São João no Brasil”, afirmou o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento.
 
Leia mais.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sessão Especial debate relação social de motoristas e cobradores com idosos e deficientes

Atendendo ao requerimento de autoria do secretário de Estado de Articulação Política, Chico Buchinho (PT), enquanto vereador, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) debateu na manhã desta quinta, 21/6, o tema a 'Relação de motoristas e cobradores com idosos e deficientes'. Entre os convidados, o presidente Estadual do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Força Sindical Sergipana, José Salomé; o presidente do Conselho Estadual do Idoso de Sergipe, João Valmir de Souza, e o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Niceu Dantas.


Leia a matéria

Vereadores participam da primeira noite de festa do Forró Caju

Vereadores de Aracaju prestigiaram a abertura oficial do Forró Caju 2010 na sexta-feira, 18/6. Entre eles estavam o presidente da Casa, Emmanuel Nascimento(PT) e os parlamentares Ivaldo José (PDT), Elber Batalha (PSB), Magal da Pastoral (PT), Fábio Mitidieri (PDT), Simone Góis (PT), Danilo Segundo (PSB) e Rosangela Santana (PT). "Esta é uma festa autêntica da nossa cidade e nós vereadores não poderíamos deixar de prestigiar a abertura", declarou Emmanuel em nome dos demais.






Leia a matéria

Prefeito Edvaldo Nogueira entrega projetos na CMA

Na tarde desta sexta-feira, 18/6, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB) esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para entregar três projetos do Executivo, que devem ser votados na sessão da próxima segunda-feira, 21. Além do presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), os vereadores Danilo Segundo (PSB), Dr. Gonzaga (PMDB), Elber Batalha (PSB), Fábio Mitidieri (PDT), Ivaldo José (PDT), Magal da Pastoral (PT), Simone Góis (PT), Rosangela Santana (PT) e Valdir Santos (PT do B) estiveram presentes à entrega.


Leia a matéria

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Programa 'Conduta Consciente' é tema de discussão em Sessão Especial

A Sessão Especial da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 17/6, debateu o programa 'Conduta Consciente', desenvolvido pela Universidade Tiradentes (Unit). Sugerida pelo vereador Nitinho (DEM), a sessão contou com a participação da professora e coordenadora do programa, Luciana Rodrigues de Morais e Silva e o professor e pró-reitor de assuntos Comunitários e Extensão da Unit, Gilton Kennedy de Souza e Fraga.


Leia mais.

Câmara realiza audiência pública para discutir LDO

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza nesta sexta-feira, 18/6, através das comissões de Finanças e de Constituição e Justiça, audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício de 2011.


A audiência acontecerá no plenário do Parlamento Municipal, a partir das 9h. O acesso será livre para a participação popular.

Programa Câmara em Ação 17-06-2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

Comissão de Finanças da CMA aprova contas de Marcelo Déda e PMA

A Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), presidida pelo vereador Valdir Santos (PTdoB) se reuniu na manhã de hoje, 15/6, no gabinete da Presidência, para aprovar parecer referente às contas anuais do município de Aracaju, relativas ao exercício financeiro de 2005, cujo prefeito era o atual governador do Estado, Marcelo Déda (PT). Por quatro votos à favor e um de abstenção, este último do vereador Juvêncio Oliveira (DEM), o paracer do relator Valdir Santos aprovando as contas foi acatado.

Leia a matéria

Emmanuel e Valdir participam de entrega de título na AL

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado, Antônio Robson Sousa recebeu na noite de segunda-feira, 14/6, uma homenagem da Assembleia Legislativa (AL). A solenidade contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) e o vereador Valdir Santos (PT do B). A iniciativa da entrega do título de cidadão sergipano foi do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB).


Programa Câmara em Ação 16-06-2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Exploração do Trabalho Infantil é tema de Sessão Especial na CMA

Nesta manhã, 14, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) debateu o tema Exploração do Trabalho Infantil, atendendo a uma propositura do vereador Dr. Emerson (PT). Na justificativa de sua solicitação, o parlamentar petista destacou a importância da discussão e registrou o apoio do Poder Legislativo nas ações de enfrentamento ao trabalho infantil.

Leia a matéria.

Sepuma pede apoio dos vereadores para garantir assistência médica aos servidores aposentados

A Tribuna Livre desta segunda-feira, 14/6, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foi ocupada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Aracaju (Sepuma). Abordando o tema "assistência médica dos servidores aposentados", o presidente do sindicato, Nivaldo Fernandes, solicitou apoio dos vereadores à causa em discussão.

Leia a matéria.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programa Câmara em Ação 14-06-10

Programa Câmara em Ação 12-06-10

Vereadores prestigiam inauguração de habitações no bairro 17 de Março

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), e os vereadores Valdir Santos (PTdoB) e Miriam Ribeiro (PSDB) prestigiaram na manhã desta quinta, 10, a inauguração de 552 unidades habitacionais do Residencial Governador Celso de Carvalho, localizado no bairro 17 de Março, na zona de expansão da capital sergipana. O novo condomínio, cujo nome foi sugerido pela parlamentar Miriam e aprovado pelos demais vereadores, foi entregue às famílias aracajuanas que vivem em habitações precárias nas invasões do Morro do Avião, Arrozal e Prainha.

Em companhia do presidente Luis Inácio Lula da Silva, do governador Marcelo Déda (PT) e do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB), o presidente Emmanuel Nascimento não escondeu a satisfação em participar do grande evento. “É uma alegria imensa hoje estar aqui fazendo a entrega dessas casas para famílias que viviam em condições subumanas e que, por isso, são as mais prejudicadas pelas fortes chuvas. Nós vereadores estamos felizes com isso, pois cada obra efetuada aqui na cidade tem a nossa contribuição e poder ver o sonho do povo concretizado é o nosso maior presente”, destacou Emmanuel.


Leia a matéria

Danilo visitará bancos para que bebedouros sejam instalados

Após a sanção da Lei nº 3.815, que trata da instalação de bebedouros para os clientes nas agências bancárias, o vereador Danilo Segundo (PSB), autor da propositura, quer garantir que ela seja cumprida. Neste sentido, o parlamentar já está agendando para conversar com o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento. "Vamos começar pelo Banese, por ser o banco do Estado", explica o vereador.


Leia a matéria

Solo pantonoso da CMA dificulta construção de elevador

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está se preparando para garantir acessibilidade, bem como maior conforto, aos vereadores, servidores, estagiários e comissionados que trabalham nas suas dependências. A construção de um elevador adaptado já foi iniciada, e ele irá garantir o acesso de idosos e portadores de necessidades especiais. No entanto, a construção de uma base para colocação do elevador foi dificultada por conta da grande quantidade de lama que foi descoberta no solo da CMA. Segundo o arquiteto estagiário Manoel Neto, a equipe está fazendo um trabalho de sondagem do solo, pois ele é pantanoso

Leia a matéria

CMA debaterá exploração do trabalho infantil e assistência médica de aposentados municipais

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará na segunda-feira, 14/6, Sessão Especial sobre a "Exploração do Trabalho Infantil". No mesmo dia, no espaço da Tribuna Livre, será abordado a assistência médica dos servidores aposentados. A primeira, foi solicitada pelo vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) e a Tribuna atende um pleito do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sepuma).

Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 11-06-10

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vereadores aprovam PL do Executivo sobre precatórios

Três projetos de lei, provenientes do Poder Executivo, foram analisados e votados pelos vereadores de Aracaju, em sessões realizadas nesta quarta-feira, 9/6. Um deles, o PL nº 114/2010, trata do pagamento dos precatórios. O Projeto de Lei nº 01/2010, dispõe sobre a ratificação do protocolo de intenções para a criação da associação pública denominada Consórcio Metropolitano para Gestão dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande Aracaju (Comgres). Com a aprovação da propositura, a Prefeitura de Aracaju está autorizada a celebrar, junto com os municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, contrato para a implantação do aterro sanitário da Grande Aracaju.

Leia a matéria.

Miriam Ribeiro prestigia o Prêmio Líderes e Vencedores da Acese


A vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Miriam Ribeiro (PSDB) prestigiou na noite de terça, 8/6 , representando o Legislativo Municipal, a sétima edição da entrega do Prêmio Líderes e Vencedores, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Realizada a cada dois anos, a premiação faz referência ao reconhecimento público de empresários, instituições e personalidades que têm serviços prestados de notória relevância social e comunitária. 

Leia a matéria.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Sessão Especial da CMA debate Meio Ambiente

Discutir ações positivas em prol da preservação do Meio Ambiente desenvolvidas pelos órgãos ambientais em parceria com a comunidade. Esse foi o objetivo da Sessão Especial desta segunda, 7/6, na Câmara Municipal de Aracaju, cuja proposição foi da vereadora Rosângela Santana (PT). Na ocasião, os convidados Lício Valério, superintendente de Recusos Hidrícos; Manuel Resende, superintendente do Ibama; Fabrício Ribeiro, presidente da Sociedade de Proteção à Biodiversidade Nordestina e Eduardo Marcelo Rocha, comandante capitão do Pelotão Ambiental, destacaram os respectivos trabalhos dos órgãos na tentativa de conscientizar cada vez mais a sociedade para o uso sustentável dos recursoso naturais.


Leia a matéria

GACC pede apoio aos vereadores da CMA

A Tribuna Livre desta segunda-feira, 7/6, foi ocupada pela diretoria do Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) que tem como objetivo divulgar a mais nova campanha para arrecadar dinheiro para a instituição.

O colaborador e publicitário Marcelo Couto falou sobre os produtos da copa do mundo que terão verba da venda revertida as crianças em tratamento e as próprias despesas do GACC."Esse é o momento de aproveitar que os brasileiros estão animados com a realização da copa do mundo e nada mais adequado para ajudar quem precisa com esses produtos que tem a cor verde e amarela", ressaltou.

Leia a matéria

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CMA debaterá questões do Meio Ambiente e GACC

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) abre espaço na próxima segunda-feira, 7/6, para debater dois assuntos importantes. O primeiro deles será o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Apoio a Crinças com Câncer de Sergipe (GACC/SE). Ações e problemas do meio ambiente também serão debatidos durante Sessão Especial no Legislativo de Aracaju.


Leia a matéria.

Simone Góis analisa documentos da Secretaria de Assistência Social e Eunice Weaver

A relatora dos convênios firmados entre a Secretaria Municipal de Assitência Social e a Sociedade Eunice Weaver, vereadora Simone Gois (PT), analisou nesta sexta-feira, 4/6, parte da documentação entregue pelo órgão à Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A documentação foi entregue em maio.


Leia a matéria.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sessão Especial debate retorno dos 'corujões' em Aracaju

Garantir o transporte coletivo aos trabalhadores noturnos, a exemplo de garçons, cozinheiros, seguranças e vigias. Foi com o objetivo de debater o tema, que o vereador Nitinho (DEM) propôs Sessão Especial realizada nesta manhã, 2/6, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Segundo Nitinho, é necessário que o município reveja a volta dos chamados 'corujões' para atender a uma categoria de profissionais que trabalham durante a noite e dependem do transporte público para retornar às suas casas. "Esse é um tema de extrema importância para a nossa cidade. Fico triste quando vejo de madrugada um pai de família dormindo em ponto de ônibus", afirmou o parlamentar.

Leia a matéria.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Superintendente da SMTT se reúne com Comissão de Finanças da CMA

Na manhã desta terça, 1° de junho, a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), presidida pelo vereador Valdir Santos (PTdoB) recebeu a visita do superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, para esclarecimentos da prestação de contas dos convênios firmados entre o órgão municipal e a Sociedade Eunice Weaver. Toda a documentação, entregue por Osvaldo no último dia 26, está sendo analisada pelo vereador Dr. Gonzaga (PMDB), indicado relator da pasta da SMTT, cujos contratos firmados com a organização não governamental somam o valor de R$ 177 mil destinados à campanhas educativas de trânsito.

Leia a matéria.