terça-feira, 28 de junho de 2011

Comissão de Finanças aprecia documentação da PMA

A Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) se reuniu nesta terça-feira, 28/6, para apreciar os processos licitatórios enviados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Além disto, também foram apreciados relatórios de gestão, balancetes e o relatório resumido de execução orçamentária do 2º bimestre de 2011. 


Leia a matéria

CMA recebe visita de Magal da Pastoral e Fábio Mitidieri

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), recebeu nesta terça-feira, 28/6, a visita do coordenador regional da Pastoral Carcerária, Carlos Antônio de Magalhães, o popular Magal da Pastoral. Ele que já esteve como suplente de vereador na Casa, compareceu ao Legislativo para convidar Emmanuel para compor a mesa e participar da abertura do Encontro Estadual da Pastoral Carcerária.


Leia a matéria

Projeto que dispõe sobre merenda escolar nas férias será votado na quinta

Na próxima quinta-feira, 30/6, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) votarão  em redação final o Projeto de Lei Autorizativo nº  104/2011, que prevê o oferecimento de alimentação escolar no período de férias para alunos de baixa renda da rede municipal de ensino. De autoria do parlamentar Jailton Santana (PSC), o projeto já foi aprovado em 1ª, 2ª e 3ª discussões, no plenário da Casa Legislativa.


Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 28 06

Comissão de Finanças se reúne nesta terça-feira

  A presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, Karla Trindade (PCdoB), convoca todos os vereadores para a reunião ordinária nesta terça-feira, 28/6, às 9h no Gabinete da Presidência. 


Leia mais 

CMA aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou nesta segunda-feira, 27/6, o Projeto de Lei nº 93/2011, de autoria do Executivo, que trata sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2012. Durante a apreciação, a propositura recebeu pareceres da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) além da votação de cinco emendas. Duas de autoria do vereador Robson Viana (PT) e três de Jailton Santana (PSC). Para dar celeridade ao processo, foram realizadas mais duas sessões extraóridinárias. 


Leia mais 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Plenário analisa 39 proposituras e veta dois requerimentos

Na pauta de votação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 22/6, os parlamentares deram encaminhamento e votaram 10 projetos de lei, 10 requerimentos, 18 indicações e uma moção. Entre as proposituras mais polêmicas, esteve o requerimento nº 1131/2011 de autoria do vereador Jailton Santana (PSC) que solicita ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) que envie informações sobre a existência de contratos celebrados entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a empresa Adocon Projetos e Construções Ltda.


Leia a matéria

Bares e restaurantes são premiados por respeitar a Lei Antifumo, de Emmanuel Nascimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na manhã de quarta-feira, 22/6, os certificados e placas da campanha “Este estabelecimento respira qualidade de vida”, aos donos de bares e restaurantes que respeitam a Lei Antifumo. Aprovada em 2009, a Lei nº 3.756/09 é de autoria do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT). A solenidade aconteceu no auditório do Cento de Educação Permanente da Saúde, localizado na rua Luis Carlos Prestes, no bairro Ponto Novo.


Leia a matéria

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vereadores reforçam preparo para dar continuidade a revisão do Plano Diretor

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu na manhã desta terça-feira, 21/6, a primeira Sessão Ordinária do Plano Diretor (PD). A proposta foi explicar aos vereadores os itens técnicos e legais que necessitam serem considerados na revisão do PD e os quatro códigos complementares que o acompanham. O engenheiro civil Juan Carlos Gortaire Cordovez foi quem fez as explicações sobre o plano para melhor subsidiar e preparar os parlamentares nesta empreitada.


Leia a matéria

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Funcionários da CMA promovem café da manhã nordestino

Os funcionários da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aproveitaram o clima de festa junina e promoveram nesta sexta-feira, 17/6, um café da manhã tradicional com comidas típicas nordestinas. Pamonha, macaxeira, milho verde, cuscuz, tapioca, diversos tipos de bolos e sucos de frutas da região estavam entre Canjica, inhame, macaxeira, beijú, diversos tipos de bolo estavam entre iguarias degustadas. Além de servidores, assessores, comissionados e estagiários da Casa, a confraternização também contou com a participação do presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT) e os vereadores Emanuel Messias (PRP) e Simone Góis (PT).


Leia a matéria

Emmanuel participa de inauguração do Cras no bairro América

A comunidade do bairro Amércia recebeu na manhã de hoje, 17, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim Santos. Agora localizado à rua D, número 76, no conjunto Maria do Carmo Alves, a unidade conta com um amplo espaço para a realização das atividades de atendimento à população. O imóvel, que pertencia ao Governo do Estado, foi cedido oficialmente durante a solenidade de inauguração do Cras comandada pelo prefeito Edvaldo nas presenças da primeira dama e secretária estadual deInclusão, Desenvolvimento e Assistência Social, Eliene Aquino; pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), entre outras autoridades .


Leia a matéria

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Presidente da CMA fala sobre Plano Diretor aos lojistas

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram no início da tarde desta quinta-feira, 16/6, do almoço "Conversando com o lojista", promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O convite feito pela entidade ao presidente do Legislativo, Emmanuel Nascimento (PT) e demais vereadores, teve o objetivo de debater o Plano Diretor. Estiveram presentes os parlamentares Miriam Ribeiro (PSDB), relatora do PD; Juvêncio Oliveira (DEM), sub-relator; Robson Viana (PT), relator do Código de Parcelamento; Evando Franca (PTB), relator do Código de Obras; Nitinho (DEM) e Simone Gois (PT).


Leia a matéria

Debate sobre Cuba na CMA destacou a solidariedade entre os povos

A realidade de Cuba foi discutida no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com a presença da conselheira de assuntos econômicos e comercias da embaixada cubana, Maria Emilia Cabrera Vieira, na tarde da última quarta-feira, 15/6. Mediado pela vereadora Karla Trindade (PCdoB), o debate abordou vários aspectos sobre a ilha caribenha, destacando o papel da solidariedade entre os povos. Compareceram autoridades locais, estudantes e representantes do movimento sindical e social.


Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 16-6-2011.flv

Programa Câmara em Ação 16-6-2011.flv

Emmanuel comemora o São João com comunidade do CSU

Ao som de muito forró, integrantes do Centro Social Urbano (CSU) da capital sergipana, comemoraram o São João na tarde desta quarta-feira, 15/6. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), esteve no local para prestigiar a confraternização.
"É com muita alegria que mais uma vez estou aqui com vocês. Infelizmente devido a minha vida política não posso estar tão presente como queria, mas estou a disposição para ajudar e prestigiar eventos dessa comunidade", destacou Emmanuel.

Leia mais

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Programa Câmara em Ação 15-6-2011.flv

Representante da Embaixada de Cuba visita a CMA

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) receberam a visita da conselheira da Embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera Vieira, durante a sessão plenária na manhã desta quarta-feira, 15/6. Trata-se de uma iniciativa da vereadora Karla Trindade (PCdoB) em parceria com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ),Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da União da Juventude Socialista (UJS).

Leia a matéria

terça-feira, 14 de junho de 2011

CMA irá promover debate sobre a realidade de Cuba nos dias de hoje

Nesta quarta-feira, às 15 horas, acontece o debate "A realidade de Cuba nos dias de hoje" na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com a presença da vice-embaixadora de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera Vieira. O debate é uma iniciativa da vereadora Karla Trindade (PCdoB) em parceria com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ),  Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da União da Juventude Socialista (UJS).


Leia a matéria

Dr. Emerson Ferreira participa do Fórum sobre o Plano Diretor

O vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) participou no último dia 13/6, a convite da OAB/SE com as presenças do IAB, CREA, e a Somese, do Fórum de debates sobre o Plano Diretor.


Leia a matéria

Programa Câmara em Ação 14 06 2011

Emmanuel participa do São João das Lavadeiras

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT), participou na tarde desta segunda-feira, 13/6, do São João das Lavadeiras. A festa aconteceu na Associação de Lavadeiras de Sergipe, localizado no bairro 18 do Forte.
A festa tradicionalmente realizada no mês de junho reúne as lavadeiras da associação e também o grupo de ciranda do Centro Social Urbano do conjunto Agamenon Magalhães. Na oportunidade, também foram homenageadas as aniversariantes do mês.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dr. Emerson Ferreira preside Sessão Especial sobre “Exploração do Trabalho Infantil”

Na manhã desta segunda-feira, 13/6, foi realizada Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), sobre "Exploração do Trabalho Infantil". A referida sessão foi de autoria do vereador Dr. Emerson Ferreira (PT), através do requerimento nº 39/2011. Ao iniciar o debate, o vereador Dr. Emerson Ferreira falou que em nosso país, o trabalho infantil é proibido por lei para menores de 14 anos. “Essa lei não é seguida em muitos lugares, já que é visível a exploração do trabalho infantil”, disse. Representantes de várias entidades relacionadas ao tema estiveram presentes no plenário da CMA.


Leia a matéria



Emmanuel Nascimento lança a Câmara Jovem de Aracaju

Inserido na programação da Semana Nacional da Liberdade de Imprensa, a Câmara de Vereadores, por meio da presidência, lançou na tarde desta quinta-feira, 9, o concurso público estudantil para preencher as 19 (dezenove) cadeiras da Câmara Jovem de Aracaju. O evento aconteceu no Plenário Wellington Paixão , da Câmara de Vereadores, e reuniu várias lideranças estudantis, além de diretores da USES.


Leia mais

CMA promove confraternização junina

Embalados por um trio pé-de-serra, servidores, estagiários, vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e familiares, se reuniram na sexta-feira, 10/6, no anexo da Casa Legislativa, localizado na rua Itabaianinha, para antecipar as comemorações juninas. Comidas típicas fizeram parte do cardápio da festa realizada anualmente pela CMA. Para completar o "arraiá", Jailson do Acordeon animou quem esteve presente.


Leia mais

Patrick Dimon encanta convidados durante entrega de Título de Cidadão Aracajuano

O cantor show man internacional Patrick Dimon foi homenageado nesta sexta-feira, 10/6, pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com o recebimento do Título de Cidadão Aracajuano, cuja autoria é do ex-vereador Sandro de Miro. Entre aplausos e canções, o presidente da Casa Legislativa, Emmanuel Nascimento (PT), entregou a honraria ao artista que embalou multidões nos anos 60 com as músicas ‘Roberta’,“Champagne”, “Dio Come Ti Amo”. Os vereadores Valdir Santos (PTdoB) e Simone Gois(PT) acompanharam a solenidade.


Leia mais

Carolyn Estella é a mais nova cidadã aracajuana

A fundadora do Centro de Integração Raios do Sol (Ciras), Carolyn Estella Chase, recebeu nesta sexta-feira, 10/6, o Título de Cidadania Aracajuana. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e contou com a participação de amigos, familiares e assistidos do Ciras. A honraria é de autoria da ex-vereadora Nazaré Carvalho.


Leia mais 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Rosângela participa do lançamento do concurso 'Quem curte a natureza planta essa ideia'

A vereadora Rosângela Santana (PT) participou na tarde desta quinta-feira, 9/6, do lançamento do concurso infantil para criação de objetos com material reciclável denominado 'Quem curte a natureza planta essa ideia'. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Sérgio Francisco da Silva, no Lamarão. 


Leia mais

Parlamentares participam do lançamento do Barco do Forró

Ao som do triângulo, sanfona e da zabumba, o Barco do Forró foi lançado no final da tarde desta quinta-feira, 9/6. Esse mais novo passeio turístico de Sergipe é idealização do secretário estadual de turismo, Elber Batalha Filho, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) e do vereador Bertulino Menezes (PSB). 


Leia mais 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Programa Câmara em Ação 9-6-2011.flv

Emmanuel prestigia abertura do XXX Congresso Brasileiro de Guias de Turismo

De 8 a 12 de junho, Aracaju realiza o XXX Congresso Brasileiro de Guias de Turismo com a participação de profissionais de todo o país. Consolidando o movimento iniciado em 2010, quando a Federação Nacional dos Guias de Turismo assumiu a realização do evento, o encontro pretende facilitar a compreensão do novo cenário turístico do Brasil para consolidar o país internacionalmente como destino qualificado e profissional.


Leia mais

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alunos da Escola Municipal Presidente Vargas visitam CMA

Dando continuidade ao Projeto Escola na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os alunos do 8º ano da Escola Municipal Presidente Vargas, situada no bairro Siqueira Campos, estiveram nesta quarta-feira, 8/6, no Legislativo Municipal. A visita tem o objetivo de integrar os estudantes das redes pública e privada, com as atividades dos vereadores e funcionários da Câmara, conhecendo mais de perto o trabalho que é desenvolvido pelos parlamentares do município.


Leia a matéria

Emmanuel recebe visita da promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público

A promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE), representada pelos promotores de Justiça Adriana Ribeiro Oliveira e Gilton Feitosa Conceição, foram recebidos na tarde desta terça-feira, 7/6, pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT). A visita foi para discutir sobre o Plano Diretor (PD). 


Leia mais

terça-feira, 7 de junho de 2011

Presidente do Sintracon é condecorado com Título de Cidadania Aracajuana

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), Jaime Umbelino de Souza, recebeu na manhã desta terça-feira, 7/6, Título de Cidadão Aracajuano. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e contou com a participação de amigos e familiares do condecorado, além dos vereadores Ivaldo José (PDT) e Miriam Ribeiro (PSDB).


Leia a matéria

"Emmanuel leva trabalho dos vereadores à casa do povo", enaltece Nitinho

 "Todo trabalho de divulgação da atuação da Câmara Municipal de Aracaju representa uma
grande conquista para todos os vereadores e, principalmente, para o povo, que fiscaliza seus
representantes sem precisar sair de casa". O reconhecimento é do líder da oposição,  Nitinho (DEM). "A comunicação reduz a distância entre o político e a população", comemora.

Programa Câmara em Ação 8-6-2011.flv

Programa Câmara em Ação 7 6 2011

Programa Câmara em Ação 5-6-2011.flv

Programa Câmara em Ação 3 e 6-6-2011

Programa Câmara em Ação 2-6-2011.flv

Vereadores participam de inauguração de reforma de duas escolas municipais

Reafirmando o seu compromisso com a Educação, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) inaugurou nesta segunda-feira, 6/6, a reforma das escolas municipais de Ensino Fundamental e Infantil, respectivamente, José Antônio da Costa Melo e Neuzice Barreto, ambas localizadas no bairro Getúlio Vargas. Os vereadores Danilo Segundo (PSB), Ivaldo José (PDT), Dr. Gonzaga (PMDB), Valdir Santos (PTdoB), Robson Viana (PT) e Karla Trindade (PCdoB) participaram da grande festa que também contou com a presença do vice-governador Jackson Barreto (PMDB) e da comunidade.


Leia mais

Rosangela participa de palestra sobre o novo Código Florestal

A  vereadora Rosângela Santana (PT) participou na tarde desta segunda-feira, 6/6, da palestra sobre o novo Código Florestal Brasileiro na Assembleia Legislativa. A palestra foi proferida pelo deputado federal Márcio Macêdo (PT) através de uma iniciativa da deputada estadual Conceição Vieira (PT).  


Leia mais

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Emmanuel prestigia confraternização de conclusão de curso de cabeleireiro no CSU

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), prestigiou na tarde desta quinta-feira, 2/5, da confraternização de encerramento do curso de cabeleireiro. O evento aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) e teve apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

Leia mais

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alunos da Emef Oviêdo Teixeira visitam a CMA

Alunos do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, localizada no bairo José Conrado de Araújo, acompanhados pelos professores Karl Roney Costa e Chirley Barreto da Cruz, visitaram na manhã desta quarta-feira, 1/6, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Na oportunidade, os estudantes conheceram as dependências da Casa Legislativa e acompanharam os trabalhos dos parlamentares durante a Sessão Plenária.


Leia a matéria

CMA aprova projeto de lei que dispõe sobre a coleta de entulhos em Aracaju

Parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram em na manhã desta quarta-feira, 1/6, o Projeto de Lei nº 82/2011, de autoria dos vereadores Nitinho (DEM) e Simone Gois (PT), que dispõe sobre os serviços de coleta de entulho no município de Aracaju. Ainda na ocasião, foram votadas diversas indicações aos órgãos da administração municipal referentes a serviços em benefício da comunidade.


Leia a matéria