segunda-feira, 12 de abril de 2010

Problemas causados pelas chuvas em Aracaju são debatidos na CMA

Os problemas causados em várias partes de Aracaju, pelas chuvas que caem desde a última sexta-feira, foi abordado pelos vereadores, durante a sessão plenária desta segunda-feira, 12/4.

Os parlamentares se solidarizaram com a população atingida e cobraram medidas urgentes para resolver os problemas daqueles que foram afetados. Para a vereadora Rosangela Santana, os mais pobres, que sonham em ter uma casa, própria e segura, foram os mais atingidos.

O vereador Valdir Santos falou durante a sessão, que visitou os bairros Jetimana, Japãozinho e Cidade Nova e viu de perto a dificuldade que os moradores dessas áreas estão passando, devido a chuva.

Outro que fez pronunciamento sobre o assunto foi o vereador Jailton Santana, que pretende enviar uma indicação solicitando a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que dê aos moradores da zona de expansão de Aracaju, a isenção do pagamento do IPTU. Segundo o vereador, a situação dos moradores dessa localidade é lamentável, e que a tragédia que aconteceu ano passado poderá se repetir este ano.

Mais duro em seu discurso o vereador Nitinho disse o prefeito fez promessas a população do residencial Costa do Sol, na época das eleições, e não cumpriu.

Cerca de 350 moradores do residencial após a chuva do último sábado, ficaram desalojados por conta das enchentes. Os Ministérios Públicos Estadual (MP/SE) e Federal (MPF), e a Justiça Federal, determinaram que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) providenciem em hotéis o alojamento das famílias que moram no residencial Costa do Sol e foram desabrigadas pelas chuvas.

Se solidarizando com os atingidos pelas chuvas, o vereador Danilo Segundo lembrou mais uma vez que muitas construções precisam ser revistas, para evitar que situações como estas se repitam no futuro. Mas para que isso aconteça, de acordo o o parlamentar, é necessário que o Plano Diretor (PD) da cidade, que atualmente está no Executivo Municipal, volte ao Legislativo de Aracaju o mais rápido possível.

Mais uma vez veio à tona a necessidade de se discutir o Plano Diretor da cidade.