segunda-feira, 5 de abril de 2010

Situação do idoso e Dia do Jornalista são temas em debate na CMA

Severo D'Acelino, representante da Casa de Cultura Afro Sergipana ocupou o espaço da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta segunda-feira. Mas desta vez foi para falar sobre a situação dos idosos no Estado.
Severo disse que os idosos estão sendo maltratados, principalmente pelas empresas de transporte coletivo. Segundo ele, além da conscientização dos jovens, para que respeitem os mais velhos, é preciso que as empresas façam um curso com seus profissionais - motoristas e cobradores -, para melhor atender as pessoas da terceira idade.
Severo defendeu na Tribuna da CMA que seja feita uma ampla campanha de valorização das pessoas que chegam aos 60 anos.


Ainda na manhã desta segunda-feira, foi realizada uma Sessão Especial pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril. Os presidente da ASI, Bemvindo Sales, e do Sindijor, George Washington, ocuparam a tribuna da Casa e falaram pela categoria.
George elogiou a iniciativa da CMA, falou sobre a PEC dos Jornalistas e da pauta de reivindicação enviada à Prefeitura de Aracaju. Confira a entrevista.

Blog CMA - Como você a iniciativa da Câmara em realizar esta Sessão Especial para os jornalistas?
George Washington - Extremamente importante, uma vez que a categoria é carente de espaços para debater seus problemas e neste sentido a Câmara cumpre a sua função, abrindo espaço para que possamos colocar aqui as nossas lutas, tanto trabalhista quanto pessoal, porque o jornalista é uma categoria que acaba priorizando a cobertura das demais e esqueçe a sua, que acaba sem espaço para está dialogando com a sociedade e com os poderes. A gente agradece ao companheiro Elber Batalha e a todos que subscreveram o requerimento dele, possibilitando a realização desta sessão.

Blog CMA - Você falou de uma pauta de reivindicação que pretende levar para a prefeitura. O que contém essa pauta?
GW - aApauta principal é que, a categoria possa, no âmbito do Executivo Municipal de Aracaju, possa estar ocupando os espaços próprios de jornalistas, na Secom e nos diversos órgãos, e contar com a realização de concurso público. É muito bonito elogiar a categoria, o trabalho que ela desenvolve, mas é preciso que tenha o cargo de jornalista e que seja preenchido através de concurso público. Isso sim é valorização da categoria. Essa é a nossa pauta principal, encaminhada ao prefeito Edvaldo Nogueira e esperamos contar com o apoio dos vereadores para dentro de um curto espaço de tempo, está abrindo vagas para jornalistas através de concurso, com exigência de diploma e com valorização salarial.

Blog CMA - Você acredita que a PEC dos Jornalistas será votada e aprovada ainda este ano?
GW - Há todo um trabalho. As PECs estão andando, tanto na Câmara quanto no Senado, através do senador Valadares, onde ele já pediu um requerimento de urgência para votação da mesma. E na Câmara dos Deputados, já foi formada a comissão que irá avaliar a PEC do deputado Paulo Pimenta e toda essa conjuntura aponta para que as PEC sejam apreciadas ainda este ano.

Fotos: César de Oliveira